Com o crescimento do trabalho remoto, a previsão é que muitas pessoas comecem a trabalhar mais em casa. Para quem mora sozinho, as preocupações aparecem depois, e geralmente são relacionadas ao isolamento social. Mas como lidar com isso se você mora com um parceiro? Algumas vezes as coisas podem ficar meio complicadas, especialmente se vocês não conversarem abertamente sobre isso.

Vamos analisar alguns cenários diferentes. Se você já trabalha a maior parte do tempo em casa, ter a outra pessoa fazendo home office também pode atrapalhar sua rotina. Então, esse aumento da proximidade requer adaptações.

Agora, se os dois trabalham fora, a tentação de deixar a maioria das tarefas domésticas para quem faz home office é muito grande, e pode trazer muitos transtornos. Se vocês tiverem filhos, também pode ser inevitável que os compromissos com as crianças acabem sobrecarregando quem faz home office.

Bom, mas isso não é justo com quem está trabalhando em casa, certo? Como geralmente acaba ocorrendo um desequilíbrio não intencional, o melhor é definir regras básicas desde o início e encontre maneiras de compartilhar responsabilidades.

Isso vale para as tarefas rotineiras, por exemplo. Só porque uma pessoa trabalha em casa não significa que ela deva necessariamente estar colocando a roupa para lavar e limpando a cozinha todos os dias.

Uma ótima estratégia é construir um escritório, de preferência em um ambiente fechado, separado do resto da casa. E fixar regras como: enquanto o parceiro estiver dentro do escritório, fica proibido qualquer interação. Exatamente como se a pessoa estivesse fora de casa. Definir horas de trabalho claras também vai ajudar. Isso também pode ajudar você a não trabalhar muito, ou muito pouco.

Um desafio que muitas pessoas enfrentam quando trabalham em casa é a diminuição da interação social. Enquanto quem trabalha em casa, fica morrendo de vontade de sair de casa e interagir no fim de semana, por exemplo, quem trabalha a semana inteira fora de casa, pode preferir passar os dias descansando em frente ao sofá. Isso também precisa ser levado em conta e discutido.

O mais importante é ter em mente que, mesmo trabalhando em casa, seu parceiro está trabalhando. Muitas vezes o trabalho é exaustivo e árduo, mesmo em formato home office. A frase “já que você fica em casa o dia inteiro” deve ser evitada de todas as formas!

Fonte