Reta final e #ViradaPaulista em clima de otimismo e foco. Interagentes dialogam propostas, ideais e valores. O argumento é a arma, bom relacionamento a relevância, coletivo a inteligência, remix a criatividade, e a Internet, o grande campo de batalha.
Olhamos para os últimos 16 anos em São Paulo e vemos atrasos na educação, transporte, saúde, segurança pública e outros. Surge então o Candidato do Futuro com propostas para fazer por São Paulo o que o Lula fez pelo Brasil. @Mercadante representa um salto de qualidade e seus desafios começam ser vencidos com muita Inovação em sua Campanha 2.0.
Economia da Atenção
Os desafios para uma campanha 2.0 em São Paulo são muitos, em resumo, o cinismo e o preconceito (por @samadeu) dos paulistas, a blindagem da mídia tradicional (e portais 1.0) e a exclusão digital.
O primeiro se vence com informação e argumento, o segundo com meios mais democráticos e descentralizados como a Internet e o último promovendo um ambiente para eventos amigáveis, como as redes sociais (Facebook e identi.ca), no caso da campanha, a RedeMercadante.
@RedeMercadante é um espaço 2.0 com grupo estratégico de articulação na Web, onde sua importância está na capacidade de construir relacionamentos e diálogos – desta maneira a ideia se multiplica, viralizando diferentes vozes e opiniões para alcançar resultados nunca antes vistos.
Se na Web [email protected] podem falar, subir seus textos, debater ideias nos mais variados suportes, então podemos afirmar que muito dinheiro viabiliza a melhor estrutura para eleger um candidato na web?
Errado, esta é a lógica da mídia tradicional que não se aplica no virtual, lógica que Alckmin do PSDB usa até hoje em sua campanha digital porque depende de uma indústria da intermediação, ele gastou 3X mais que o #Mercadante para fazer muito menos.
Na Internet, interagentes não são fantoches condicionados a mudar ou não de canal. Subestima-se a capacidade crítica de uma inteligência coletiva que oriunda das redes e que são ávidos por construção de relacionamentos.
Como chamar e reter a atenção em um universo tão vasto de informações? Sendo de fato relevante.
“O que a informação consome é óbvio: consome a atenção de quem a recebe. Por isso, uma grande riqueza de informação cria pobreza de atenção e a necessidade de alocar efetivamente a atenção em meio a uma superabundância de fontes de informação que podem consumi-la” (ADLER, Richard. A conquista da atenção, p. 17).
A equipe do #Mercadante saiu na frente do #Alckmin, pois entenderam a lógica das redes, conhecem a Internet longe de preconceitos, intrusões, monopólios e interesses de terceiros. Sabem que aqui (ciberespaço) as regras são outras, a mídia tradicional, o dinheiro, sites bonitos e falar bem diante das câmeras agora são remodelados em uma nova ordem.
Se quiser minha atenção então seja inteligente e saiba conquistar!
Em São Paulo, o Candidato do Futuro está se saindo muito bem, usando o potencial das redes com inteligência a seu favor e assim diminuindo a cada dia a vantagem do seu opositor. Se já mostrou Inovação no uso da Internet, assim como Barack Obama fez, imagine o que ele fará por São Paulo?
E você… o que pensa sobre as eleições interativas?
Mercadante na Internet, ver imagens no slider.



Cobertura cidadã dos últimos momentos das eleições de 2010.

Vídeo interativo onde é possível inserir imagem para aparecer junto ao Lula, Suplicy, Dilma e Mercadante. No final gera um link que você pode enviar para seus amigos por e-mail.

Seriado em trash vídeo que utiliza o humor para tratar dos problemas de São Paulo. Mais de 8 mil acessos em único dia, destaque do Blog Conversa Afiada e Portal Vermelho.

Sou formada professora de Ciências e Matemática, fui bancária por quase 6 anos, funcionária do Tribunal de Justiça por quase 2 anos (saí por não tolerar tanta injustiça), mas não voto no PT nunca mais, já votei um dia, já fui ingênua, já acreditei nas promessas, no aparente idealismo. Há necessidade de debate filosófico, não partidário. Nosso povo não sabe que é mais importante o direito ao trabalho digno para que ele mesmo compre sua casa, sua comida e não esse assistencialismo paternalista do bolsa esmola, que compra voto, que seduz. Ainda penso, logo existo.
Também não voto no PT, acho que o Lula fez foi comprar o povo com este Bolsa Família, para mim a esperança que tinha no Lula foi uma decepção.
Meu admirável amigo,
A que ritmo você está falando, a do populismo a qualquer preço, de um partido que se entorpeceu pelo poder tanto almejado, a que por seus inreresses eleitoreiros transformou o Congresso em uma arena de quando na gestão passada praticava a política de quanto pior melhor pra nós, ter um personagem que não possui qualquer tipo de qualificação para o cargo executivo mais elevado desta Nação, e que não se defenda dizendo que não teve oportunidade, ora ora ora, por mais de duas décadas oportunidades e tempo não lhe faltaram, porém não foram aproveitadas por ele para melhor representar a nação que diz amar.
Vergonha e vergonha é o que nos sobra, vamos tentar entender o que quer dizer “esse é o cara”, tenho certeza que com voce tambem aconteceu de não encontratar um adjetivo bom para uma determinada pessoa a não ser voce é oh …legal.
Você é inteligente o basatante para não ser conduzido bovinamente como hoje vemos o nosso povo ser levado ao som do berrante.
Abs, saudades
Costa
Infelizmente não conseguimos derrotar o PSDB na arena política paulista, o que manterá por no mínimo mais 4 anos o Estado em atraso no que tange aos serviços sociais essenciais.
A educação principalmente, uma vez que o PSDB tem o projeto deliberado de destruir a educação dos mais pobres, para mantê-los na ignorância, servindo apenas como mão-de-obra barata.
De qualquer forma, pudemos aprender algumas coisas sobre campanha eleitoral na internet, e poderemos quem sabe acertar melhor na próxima.
Abraço, mano.