O trabalho remoto certamente tem suas vantagens, já que você pode definir suas próprias horas e adaptar seu espaço de trabalho às suas necessidades. Mas como você está sozinho, pode se sentir solitário e a concentração fica meio difícil nesses momentos.

Portanto listamos aqui 7 hábitos saudáveis para ficar bem trabalhando em casa. Lembramos que disciplina é regrinha básica.

1 – Adeus, pijamas!

A vontade de ficar confortável em casa é imensa, mas isso pode fazer com que você se sinta mais relaxado durante o dia de trabalho do que pretendia. Coloque uma roupa que faça você se sentar um pouco mais reto. Dessa forma, você entrará em estado de espírito para dar o melhor de si e fazer seu melhor trabalho.

2 – Crie um espaço de trabalho definido e invista nele

Escolha um local – de preferência não a sua cama e nem o sofá da sala – onde você fará todo o seu trabalho. Um espaço delimitado já ajuda a criar uma rotina e os limites necessários. Além disso, faça do seu espaço de trabalho um lugar onde você realmente gosta de passar o tempo. Decore com imagens e cores inspiradoras ou calmantes que ajudarão você a se concentrar.

3 – Saia de casa

Organize sua rotina para que você não fique apenas em casa o dia todo, todos os dias. Sair para caminhar, fazer tarefas na rua e até tomar um café pode ajudar você a ter novas perspectivas até mesmo sobre o trabalho. Lembre-se que parte do trabalho remoto é a flexibilidade. Você pode, eventualmente, marcar uma reunião presencial com alguém. Precisa conversar com algum colega ou supervisor? Aproveite o tempo do trajeto para conversar com eles pelo telefone.

4 – Limite as redes sociais

“Ah, vou tirar apenas dois minutos para olhar o Instagram e voltar ao trabalho”, você pode dizer. Mas dois minutos podem se transformar em 20 e, segundo estudos, pode levar cerca de 25 minutos para voltar ao foco novamente. Essa acaba sendo uma dica para aumentar a produtividade de forma geral, não só no home office. Escolha uma estratégia. Você pode excluir os aplicativos do seu celular ou usar softwares que limitam os acessos durante o horário de trabalho.

5 – Otimize seu tempo

Se você sabe que é mais focado no início da tarde, trabalhe em torno disso e organize sua programação de acordo. Deixe as tarefas que precisam de mais concentração para os horários que você sabe que vai ter melhor desempenho.

6 – Alimente-se bem

Comer em casa é uma das vantagens do trabalho remoto, mas, é bem comum que com o passar dos dias você tenha preguiça de cozinhar e vai acabar comendo qualquer fast food na frente do computador, pensando em otimizar o tempo. Não faça isso. Aproveite esse grande benefício e capriche nas refeições, inclusive formatando pausas para o intervalo. Almoce sentado na mesa, de forma tranquila, aproveitando cada momento.

7 – Tenha limites

Estando em casa, pode ser um pulo para você começar a trabalhar mais do que deveria. Geralmente as empresas utilizam aplicativos que monitoram o tempo de trabalho dos funcionários, mas faça um esforço para trabalhar apenas o horário determinado, de forma bem focada. E depois disso, fique off-line e desative até mesmo as notificações de trabalho, para pode aproveitar sua casa enquanto descansa.

Fonte