Inauguração – Daniel Bryan

Introdução
Olá pessoal, esta é a primeira postagem deste blog com a inauguração do meu novo site, então acho importante explicar quem eu sou, quais os temas serão tratados no blog e um pouco da proposta do meu novo site.

Sou publicitário, videasta, criador, desenvolvedor e pesquisador da comunicação. Trajetória que me levou a atuar há mais de uma década como profissional de imagens especializado em mídias digitais. Cresci com a evolução da Internet no Brasil, onde acompanhei os impactos e transformações da nova mídia no mercado e na sociedade. Atualmente estou finalizando a especialização em marketing e comunicação publicitária em que o meu tema de pesquisa são as práticas publicitárias frente à cultura digital.

Neste Blog pretendo desenvolver temas ligados a minha experiência profissional, o mercado, a comunicação, focadas em imagem, conectividade, interatividade e cibercultura.

O meu novo site e o universo dos games

Para criação do meu novo site procurei trazer algumas tendências inovadoras inspiradas no universo dos games, pois acredito que este universo propõe o que há de mais inovador em criação, interatividade e sociabilidade.

Acho que todos já tiveram a oportunidade de jogar algum game e foram impactados com sua capacidade de atrair e dedicar a nossa atenção. Eles encantam devido a algumas características viabilizadas com o avanço da tecnologia. Em vez de contar somente uma boa história, podemos destacar a liberdade que um jogador tem para explorar, compreender, aprender e manipular a estrutura de um mundo virtual.

É um convite à imersão da história, para criar e recriar o lúdico, de receptor para interagente, aliado aos dispositivos sensoriais, seja joystick, mouse, teclado ou webcam. Ganhamos o controle da mídia e podemos decidir o percurso da história com multiplicidade de roteiros e infinitas possibilidades de escolhas, totalmente diferente da proposta do cinema, vídeo, rádio, tv e revista.

Por isso a narrativa dos games são muito mais ousadas, a capacidade de conexão amplia novas formas de sociabilidades em rede, reúne milhões de jogadores em um mesmo mundo virtual, assumindo um ou vários personagens, vivendo em grupos dentro de espaços virtuais de interação.

Também gostaria de evidenciar o lado artístico dos games, pois a sua composição envolve um bom roteiro de navegação, pesquisa, história, design de interfaces, técnicas de animação, usabilidade, direção de arte, fotografia, trilha sonora e programação, entre outros. É um grande trabalho em equipe!

Interação, o lúdico, narratividade e imersão – se partimos do pressuposto que o game é uma tendência que a tecnologia está viabilizando, sem preconceito, acho que temos muito que aprender com os games!

A proposta do meu novo site é a tentativa de apresentar um pouco do potencial do meu trabalho em uma linguagem mais participativa, remetendo à idéia de liberdade por um formato não linear em primeira pessoa, ao contrário de sites mais tradicionais onde temos uma arquitetura de navegabilidade mais pré-definida.

O processo de criação e produção foi o mais colaborativo possível, além de pesquisa e auxílio de fóruns técnicos, também abri para os meus amigos-profissionais criticarem, opinarem e interagirem 100% no processo de criação e produção. Os sons, imagens, script foram totalmente fruto de práticas recombinantes da internet. O resultado foi o mais surpreendente possível, pois além de chegar a um ideal de qualidade, aprendemos a trabalhar 100% em sinergia usando recursos da rede, como skype, e-mails, ftp, bit torrents etc. O custo foi zero, apenas o tempo e as expertises de cada participante aliado a um valor herdado da cibercultura, o de querer colaborar e contribuir! Os aprendizados gerados nesta experiência serão tratados com mais detalhes nos próximos textos.

Neste sentido finalizo com o meu singelo agradecimento aos amigos,

Armando Vernaglia Jr. (posicionamento, texto e trilha sonora)
http://www.vernaglia.com.br

Leandro Kondo (criação)
kondo.illusio@gmail.com

Marília Kayano (posicionamento, texto)
http://amariliaquejoga.blogspot.com

Prof. Dr. Sergio Amadeu (as excelentes aulas de Cibercultura como inspiração)
http://samadeu.blogspot.com

Veridiana Daia (texto)
http://www.daiacomunicacao.com.br

[]`s
Daniel Bryan